sábado, 15 de maio de 2010

Ubuntu 10.04 lançado. Por que usar?

Share Saiu, dia 30/04, a mais nova versão do Ubuntu, o sistema operacional (OS, da sigla em inglês) de código aberto mais popular do mundo. Essa popularidade vem da concepção de facilidade de uso, independente do nível de conhecimentos de informática do usuário, botando abaixo a idéia de que sistemas operacionais baseados em Linux têm que ser complicados para o usuário padrão, acostumado com o Windows.

Além de gratuito (e com suporte apenas a programas gratuitos) o Ubuntu ataca o Windows por ter um número bem menor de problemas de incompatibilidade e ser mais seguro, afinal não existem vírus de computador para a plataforma. A instalação do Ubuntu também é simples, mesmo que o computador já possua Windows instalado. Uma aplicação, Wubi, instala o OS como se fosse um programa normal compatível com a plataforma da Microsoft e basta escolher qual sistema operacional quer usar quando for reiniciar o PC.

Uma rápida disputa entre Windows 7 e Ubuntu 10.04 com base no meu PC:

Tempo de Inicialização completa:
Ubuntu: 1 min 20 seg
Windows 7: 1 min 45 seg

Tempo de desligamento:
Ubuntu: 20seg
Windows 7: 1 min 45

Segurança:
Ubuntu: Não precisa de Antivirus!
Windows 7: Versão mais segura já lançada pela Microsoft, mas ainda é bom ter antivirus atualizado

Programas:
Ubuntu: Possui uma grande variedade de programas diferentes, alguns já normalmente usados nos Windows. Ainda conta com o Wine, que emula o OS da Microsoft, fazendo com que muitos programas tornem-se compativeis com o Ubuntu.
Windows 7: Ainda incomparável. Nenhuma versão do ubuntu tem suporte completo a certos programas.

E aí, vai arriscar o Ubuntu 10.04? A mais nova versão está disponível no site: http://www.ubuntubrasil.org/ totalmente de graça!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates