quinta-feira, 3 de junho de 2010

GURPS

Share Generical Universal Role Playing Game System (GURPS) foi criado em 1986 pela Steve Jackson Games. A primeira tradução para português aconteceu apenas cinco anos depois, em 1991, pela Devir Livraria, se tornando também a o primeiro sistema de RPG a ser traduzido no Brasil, o que justifica a sua popularidade. No entanto, a edição mais popular é a terceira, que conta com cerca de 240 livros publicados.

O GURPS, assim como o 3D&T, tem como característica a grande variedade de assuntos comportados. Apesar disso, os temas mais comuns abordados nos livros são ficçã0-científica e história. O sistema preza pela simplicidade, sendo preciso apenas três dados de seis lados. Porém, o seu sistema altamente realista costuma usar várias rolagens de dados para definir as ações, em detrimento da atuação dos jogadores.

Atualmente na quarta edição, lançada em 2004, o GURPS teve a sua popularidade abalada com a chegada massiva de outros sistemas, como o d20 system, do D&D, e o Storyteller, dos RPGs da White Wolf.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates