terça-feira, 4 de maio de 2010

Softwares na sociedade

Share

O papel dos softwares na sociedade do século XXI foi o tema da aula inaugural do Pós-Doutorado do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (Pacc) da UFRJ, na quinta-feira (15/04). Com o título “Estudos Culturais Contemporâneos do Software”, a palestra foi ministrada por Cícero Silva, coordenador do Grupo de Software Studies no Brasil e pesquisador associado ao Center for Research in Computing and the Arts (CRCA), na Universidade da Califórnia, San Diego (UCSD). O evento aconteceu no Salão Moniz de Aragão, no Fórum de Ciência e Cultura (FCC).


Silva afirmou que os software studies, novo ramo do cultural studies, busca entender a influência do universo digital na cultura contemporânea. Um bom exemplo são as redes sociais Twitter e Facebook, que alteraram a maneira como as pessoas interagem. “Notem, por exemplo, como esses programas utilizam-se da palavra amigo”, disse Cícero Silva, “você adiciona alguém como amigo sem que isso seja necessariamente verdadeiro. O que está acontecendo é uma ressignificação desse termo”. O pesquisador apontou essa influência também em um quadro maior: “todo o funcionamento das grandes cidades é regido por softwares”. Exemplos são os sinais de tráfego, telefonia e controle aéreo.


Na maioria dos casos, os softwares ainda são vistos como objetos de estudo exclusivos das Ciências Exatas. “Alguns acham que eles são apenas engenharia, queremos mostrar que eles podem ser vistos também como efeito cultural, político e filosófico”, afirmou Silva.


De acordo com o pesquisador, até mesmo a leitura vem sofrendo grande influência dos softwares. Instrumentos como o Kindle e o iPad estão criando novos tipos de leitores e novas formas de interpretação dos textos. Silva citou o exemplo do aplicativo CommentPress para blogs, que permite que um internauta comente diretamente em determinada palavra ou parágrafo, organizando e facilitando a interação.


No Brasil, os softwares fechados, como o Windows ou o Microsoft Office, ainda são utilizados na maior parte das instituições de ensino público do país. Essa situação gera o problema de controle de conteúdo produzido por parte das empresas, já que só elas sabem seus códigos operacionais. O pesquisador afirmou que essa situação é perigosa, porque a Microsoft pode decidir não divulgar as informações e diversas pesquisas brasileiras podem se perder.


Cícero Silva apresentou o projeto Flickr.viz, da Universidade da Califórnia, que tem por objetivo analisar as fotos compartilhadas no site Flickr. Com essa pesquisa, foram descobertos detalhes do comportamento dos usuários, como o fato de que a maioria dos fotogrados são mulheres e de que a cor mais recorrente é o vermelho. Além disso, o pesquisador apontou que muitas meninas tiram fotos de si mesmas em 45 graus.


Mais informações no blog do pesquisador www.cicero.st e no site www.softwarestudies.com.br

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates