quinta-feira, 13 de maio de 2010

O trabalho dos sonhos

Share Já pensou em trabalhar produzindo revistas em quadrinhos super conhecidas e que marcaram sua infância e (talvez) adolescência? Essa é a profissão de Cristiane Peter e Rafael Albuquerque, dois gaúchos apaixonados por HQs e que já assinaram juntos trabalhos de produtoras famosas, como DC Comics – criadora de “lendas” dos quadrinhos (Batman, Super-Homem, Homem-Aranha e outro). Nas produções, a Cris é colorista e o Rafa faz os desenhos.

Parceiros na equipe da PopArt Comics Studio, recentemente eles se uniram em mais um projeto, a nova unidade da Quanta Academia de Artes, em Porto Alegre. Em uma entrevista com o J.N. eles deram dicas para quem quer entrar no mercado dos quadrinhos, falaram sobre preconceito na profissão, o limite entre dom e esforço e muito mais... Até sobre vestibular! A entrevista completa você só poderá ler no nosso jornal impresso. Enquanto isso, aí vai um pouquinho da nossa conversa:

Assim como muitos trabalhos de criação, desenhar ou colorir da forma correta pode ser visto como um dom, mas também exige perseverança no trabalho duro do aprendizado de coloristas e desenhistas. Até onde vai o limite entre dom e força de vontade?

Cris - Eu acredito que o dom te leva até o ponto em que tu decide usar ele pra ganhar o teu pão. É o dom que te direciona pro caminho profissional que tu quer seguir, depois disso é só estudo e prática.
Rafael - Acho que talento faz sim uma diferença na originalidade do teu trabalho, mas acredito que mesmo sem ter esse "dom"a pessoa pode progredir muito em qualquer coisa com dedicação e estudo.

Vocês tem alguma dica para o pessoal que está começando agora?

Cris - Tem que praticar MUITO, e o mais importante, tem que saber ouvir críticas. Quando se trabalha nesse mercado nunca é bom se acomodar. Nesse tipo de serviço tu nunca vai chegar a perfeição, sempre tem o que melhorar.
Rafael - Importante é fazer sem parar. Não deixar a autocrítica exagerada lhe impedir de produzir.




Esse é um exemplo de trabalho do casal. Para ver ampliado, clique aqui. Se quiser mais trabalhos deles é só visitar o site do Rafael ou o blog da Cris.


É isso aí, pessoal... e para quem quiser saber mais sobre o mundo dos quadrinhos, uma boa pedida é a oficina de quadrinhos que será oferecida no nosso evento do dia do orgulho nerd. Esperamos vocês lá ;)

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates