sexta-feira, 28 de maio de 2010

No Mundo do Hobbit!

Share
Atenção! Esse post pode conter spoilers. Se você ainda não leu o livro e não quer saber detalhes da história, cuidado :)

Quando se fala em livros clássicos do mundo nerd, O Hobbit sempre é citado. Sem-pre. Difícil ouvir alguma crítica ao livro, viu?

Movida pela profunda curiosidade despertada por esse fato peculiar, fui ler essa obra de J.R.R. Tolkien, publicada originalmente em 1937. Bem anterior ao surgimento do conceito de nerd como o conhecemos hoje, portanto.

Realmente, todo esse falatório em torno da história não é à toa. O livro é sim muito bom! Pelo menos se você é do tipo que gosta de ler sobre aventuras fantásticas, sobre universos que não existem (a não ser na cabeça do autor e dos leitores, claro). Acho que um dos motivos pelos quais o Tolkien é tão famoso, tão adorado pelos nerds, e por não-nerds também, é a capacidade absurda que ele tinha de criar mundos, sociedades.

E isso é a mais pura verdade! Sem brincadeira, o cara criou línguas para os livros da série O Senhor dos Anéis. Povos. Genealogias! Em O Hobbit isso já aparece um pouco, numa versão mais, hm, digamos, soft. Você já começa a perceber como o Tolkien pensou de forma completamente séria na ascendência dos personagens, na história de seus povos, etc. Principalmente na questão da luta pelo tesouro dos anões Gloin, Oin, Balin, Bombur e compania.

Digo, não parece que a criação de um universo foi conseqüência da vontade de escrever o livro. Tive a impressão que foi justamente o contrário. Parece que aquele universo, aqueles povos, já existiam na cabeça do autor. Ele simplesmente botou no papel. E isso é muito legal.
Aquela ladainha do anel já começa aqui, mas não é muito desenvolvida não. Tudo o que sabemos sobre o "Um" é que ele faz Bilbo ficar invisível toda vez que ele o coloca no dedo e que sem o dito o hobbit não teria feito metade das coisas que fez. Ah, claro, e que uma criatura esquisita habitante das profundezas das montanhas dos Orcs, chamada Gollum, o tem (o anel, não Bilbo) em altíssima conta, preciossso.
O que fica depois da leitura? A curiosidade pra saber o que vem a seguir. Esperto esse Tolkien, já fez um mind games básico pra vender a trilogia do anel ;)

PS: Vocês viram o episódio de Big Bang Theory inspirado no Senhor dos Anéis? Não?! Então assistam esse vídeo aqui, com um dos momentos mais engraçados!

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates