segunda-feira, 3 de maio de 2010

FIFA 2010 Wii - Review

Share

Domingo, às 18hs, a maioria dos Campeonatos Estaduais disputados no Brasil tinham terminado. Seu time pode ter sido campeão. Mas e se não foi? O que fazer? Esperar até 2011 para torcer? Quem não tiver paciência, pode se vingar do algoz da sua equipe no jogo FIFA 2010. Ainda que não conte com um modo que simule os diversos regulamentos diferentes dos nossos estaduais e nem conte com a maioria dos clubes que disputam esses torneios, o game, da Electronic Arts, oferece a oportunidade dos jogadores fazerem partidas casuais vestindo a camisa do seu time do coração.


A versão testada por mim, para o Nintendo Wii, é a mais simples das quase 10 lançadas pela empresa. Apenas 16 equipes brasileiras estão presentes, basicamente as que estavam na Série A do campeonato brasileiro de 2009 (ou seja, nada de Vasco). Alguns clubes estão com nomes alterados, como é o caso do Corinthians, que se chama “São Paulo C.”, por dificuldades de negociação entre a empresa e os times.


Mas vamos ao que interessa. Os modos de jogo presentes são os mais tradicionais possíveis. Uma modalidade para jogar amistosos casuais, com equipes de qualquer lugar do mundo podendo se enfrentar nas partidas mais improváveis. Já os torneios contam com duas possibilidades diferentes. O jogador pode optar por treinar uma única equipe por várias temporadas, acumulando títulos e revés (se não for demitido antes), num modelo que já ficou tradicional nos games de futebol, ou jogar um só torneio para passar o tempo. Em ambas as possibilidades, temos a presença tanto da Copa do Brasil como do Campeonato Brasileiro, assim como de outros dos maiores campeonatos do mundo. No modo online, jogam-se basicamente amistosos, que podem ser feitos tanto contra desconhecidos quanto contra amigos. Cada partida pode valer rank, com o melhor jogador liderando a tabela que conta com 10.000 concorrentes.


Ao entrar nas partidas, os movimentos possíveis são básicos: um botão para toque, outro para lançamento e basta balançar o controle do Wii para que o seu jogador chute a bola. Estranho num primeiro momento, mas até agradável depois. As faltas e penaltis vem com um modo inovador, ainda que controverso. Basta ao jogador apertar um botão e balançar o controle no momento certo para fazer uma bela cobrança, enquanto quem estiver agarrando precisa chacoalhar o joystick na hora certa para tentar defender. Nada de escolher para onde bater. Só balançar e torcer.


Com um visual mais precário do que se possa esperar (vai ser difícil encontrar jogadores parecidos com suas contrapartidas no mundo real) e uma jogabilidade diferente, FIFA 2010 para Wii só é obrigatório para quem não tem nenhum console mais potente e não consegue viver sem um futebol para relaxar.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates