terça-feira, 27 de abril de 2010

Nerds invadem a TV

Share Essa semana o blog "Nerdlandia" começa uma série de reportagens sobre a invasão dos nerds na TV. Através dessas matérias se poderá ver o sucesso que esse grupo vem fazendo na telona e como o preconceito está ficando para trás. Para começar, esta semana vamos falar sobre seriados de grande audiência e até mesmo sucesso de crítica estrelados por personagens indiscutivelmente nerds!

Seriados nerds conquistam o público


por Ana Paula Mansur

Até alguns anos atrás, seriado nerd era sinônimo de cenários futuristas, seres estranhos e guerras intergalácticas, como no célebre “Star Trek”. Seus espectadores eram vistos como anti-sociais bitolados, que gostavam de fantasiar-se como seus personagens favoritos, fazer convenções para discutir o programa e até falar na língua inventada dos seres fictícios.
Esse grupo de fanáticos ainda existe, mas hoje os programas nerd expandiram sua temática e diversificaram-se, conquistando membros de todas as tribos. O maior exemplo deste sucesso atualmente é “The Big Bang Theory”, programa de comédia exibido na “Warner Channel” que conta a história de dois físicos brilhantes e nerds ao último nível, que dividem o mesmo apartamento. Suas vidas começam a mudar quando uma bela, mas de inteligência limitada moça torna-se vizinha deles. Um deles se interessa por ela, o que incomoda o outro que não tem vontade de arranjar encontros. A série é repleta de citações de videogames, quadrinhos e até mesmo física quântica, um prato cheio para nerds de carteirinha, mas que conquistou o público brasileiro e tornou-se a comédia mais vista no país.
Além de “The Big Bang Theory”, há outros exemplos bem sucedidos, como “Heroes”, do Universal Channel que dá uma visão diferente de super-heróis, ao colocar seus personagens como pessoas normais, sem as características capas e máscaras. No entanto, a fórmula das revistinhas, adorada pelos nerds é a mesma: há um grande vilão que quer destruir o mundo e os mocinhos tentam detê-lo com seus super poderes.
Ainda na linha dos nerds justiceiros, também se destaca “Dexter”. A série apresenta uma nova abordagem, a do “nerd bad boy”. Ela é sobre a vida de um analista forense, com inteligência acima da média, que de dia tenta solucionar os crimes por meio da ciência e à noite torna-se um serial killer, perseguindo e assassinando os criminosos que investiga. Por causa desta dualidade, Dexter é um personagem de grande complexidade, por isso o programa é um dos mais aclamados pela crítica nos Estados Unidos.
Desta forma, inserindo elementos como romance e humor além da ciência, séries nerds têm conseguido diversificar seu público e atingir altos índices de audiência. Se você ainda não conhece esses programas, seguem os horários e canais em que são exibidos. Vale a pena conferir!

The Big Bang Theory:

Canal: Warner Channel

Horários
Episódios Inéditos: Terça – feira às 21 30 h e às 00 30 h
Reprises: Quartas às 21 h e 21 30 h e 2h e 2 30h
Sábados às 10h e 10 30h e às 5h
Heroes

Canal: Universal Channel

Horário

Episódios Inéditos: terça-feira às 21 h

Dexter

Canal: FX

Horário

Episódios Inéditos: Quinta-feira, às 22h

Reprises: Domingo, às 00 00 h

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates