sexta-feira, 16 de abril de 2010

MOOG

Share
Nada mais condizente para um nerd com pretensões musicais do que os sons artificiais de um sintetizador. Um paleontólogo nova-iorquino, por exemplo. Os fãs da sitcom que se tornou fenômeno de mídia nos anos noventa devem se recordar do episódio em que Ross Geller ressuscita seu teclado da poeira oitentista e brinda seus cinco amigos – e milhões de seguidores – com "o seu som". Uma composição brilhante, repleta de latidos, mugidos, britadeiras, campainhas, sirenes, vidros partindo e sons espaciais... uma levada quase jazzística, talvez uma música concreta, culminando numa explosão apocalíptica. Ele adverte ainda que faltara o sample do helicóptero – poderia ter sido ainda melhor. Seria um Mozart pós-Moog?
Em 1964, Robert Moog apresentou sua criação, batizada com seu sobrenome: um teclado que acionava sons inimagináveis. Os primeiros sintetizadores foram desenvolvidos pela empresa americana RCA, no início da década de cinqüenta, e lhe renderam um Nobel (provavelmente não o da paz). Porém, foi Moog que o transformou em uma máquina acessível a pessoas com menos de três metros de altura - o primeiro equipamento tinha dois metros por cinco e não dispunha de um teclado similar ao do piano, mas de botões.
Caso alguém ainda questione o percentual nerd da personalidade de Robert: ele se aproxima de 100%. Moog era físico, engenheiro, pianista e americano. Criou a Moog Music In. e continuou aperfeiçoando sua invenção. Lançou-a no formato de guitarra, como um microfone que distorcia a voz e em versão mini – seu maior sucesso de vendas. Hoje, aposentado e com os direitos de comercialização da marca Moog vendidos, é diretor de uma outra empresa - a Big Briar - onde produz peças e dispositivos eletrônicos para os seus antigos instrumentos.
Revolucionou a música. Wendy Carlos, Emerson, Lake & Palmer, Pink Floyd, Mutantes, New Order, Cindy Lauper… até Po-Po-Poker Face de GaGa. A lista é extensa. Sua artificialidade, acidez e seu caráter introspectivo fazem do Moog o instrumento mais nerd da música. Nos próximos meses, vamos ouvir um pouco mais de chan!, cuek!, doh!, gong!, boom! e tadaaaa!!!





Para quem também quiser criar o "seu som": http://instantsfun.es/

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates