terça-feira, 20 de abril de 2010

Dungeons and Dragons

Share
Criado por Gary Gygax e Dave Ameson, em 1974, o D&D, como ficou conhecido, é o RPG (Jogo de Interpretação de Personagens, em inglês) de maior sucesso da história. Hoje, com 36 anos de existência, continua sendo jogado por pessoas de todo o mundo e recebe atualizações constantes do seu universo, focado em seres mitológicos, como Dragões. A última edição, 4.0, foi lançada em Junho de 2008 nos EUA.

No D&D, cada jogador pode interpretar uma gama variada de personagens que vai desde um Humano normal até criaturas mitológicas como Elfos e Gnomos, que ficaram famosas com os filmes da série O Senhor dos Anéis, de J.R.R Tolkien. Os livros base do RPG: Guia do Jogador, Guia do Mestre e Guia dos Monstros, fornecem o necessário para que a história possa acontecer, com 1 pessoa contando os acontecimentos e criando o enredo (o Mestre) e as demais atuando na história.

Para decidir algumas questões que vão além do bom-senso do Mestre, os jogadores de D&D fazem uso de dados de 4, 6, 8, 10, 12 e 20 dados. Muito usados principalmente nas batalhas, os dados dão um caráter mais impreciso às tramas de RPGs e deixam que certas cenas inesperadas aconteçam, como por exemplo algum personagem muito bom em algo acabe falhando catastroficamente na sua especialidade.

Várias adaptações do RPG já foram feitas para as mais diversas mídias. Quem não lembra do icônico desenho Caverna do Dragão? Além dele, um filme em 2000 levou D&D às telonas e vários games levaram o universo também para as casas das pessoas.

Ambos os criadores do D&D já estão mortos. Gary Gygax morreu em março de 2008, aos 69 anos, enquanto Dave Ameson encontrou o mesmo fim um ano depois, em abril de 2009, aos 61 anos.

Para saber mais de outros RPGs famosos, continue ligado no blog para mais novidades em breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts with Thumbnails

Template by: Free Blog Templates